Gift guide - Moda de Lisboa
Querid@s Fashion Standupers,
Tal como prometido, cá temos o nosso gift guide, O conceito deste gift guide é termos marcas e designers independentes. Ainda que muitos de vocês visitem ou tenham a intenção de visitar Lisboa, sendo Natal o comprar online é mais prático.
Este gift guide prova que é possível comprar local, sem sair de casa e em qualquer parte do mundo.
Se no Natal passado, tivemos um Calendário do Advento de filmes e séries de Moda, este ano temos um conjunto de 24 postais que vais descobrindo com uma nova sugestão de presente.
Encontras peças que pensei especialmente para as minhas queridas Substack girls.
Também vais encontrar meias - sim, meias para o Natal. Mas não são quaisquer meias, são meias de designer.
Temos saias curtas, compridas, vestidos perfeitos para um boost de dopamine dressing. Acessórios que trarão literalmente alegria ao teu cabelo…
E muito mais…
Ainda que não tenha sido propositado, julgo que este guia é maioritariamente composto por marcas lideradas ou fundadas por mulheres. O que demonstra que na Moda portuguesa, as coisas são diferentes, muitas vezes para melhor, do que nos conglomerados do sector do Luxo.
Quando se fala de ser local, fala-se de apoiar pequenos negócios, ideias e criatividade. Não é sobre nacionalismo ferrenho que exclui.
É sobre sermos nações para lá da geografia. A Moda independente como nação, por exemplo, cada cidade e o seu cluster deve ser partilhada e comunicado ao máximo, para crescer e se fortaleça, podendo chegar a qualquer parte do Mundo.
Às vezes, o comprar online é fisicamente mais acessível, mas essa compra pode ser ética e responsável.
Ou seja, usarmos a Internet para unir e com intenção, invés do que para dividir, isolar ou criar ruído.
E o que há de mais intencional do que Moda independente, de Lisboa com amor?
Este é o guia para se ser portuguese girl, literalmente, da cabeça aos pés.
Espero que gostes…
Nota: The Fashion Standup é uma publicação independente com base no modelo Substack. O que quer dizer que o TFS lucra das subscrições pagas e não de links afiliados. Os links aqui presentes são uma curadoria que tem como intenção servir os leitores e constitui a missão do projecto. A missão de promover a Moda independente do cluster lisboeta no universo palpitante das newsletters.
Devo agradecer à Graziela Souza pela sugestão da A LINE e pelo apoio à ideia. E, à Maria Cruz, shopping assistant na loja independente The Feeting Room - obrigada pelas sugestões de marcas que podia encontrar na loja online e pelo entusiasmo. Já agora enquanto planeio o guia de Moda da cidade de Lisboa visitem The Feeting Room, no pub- é só também um self reminder.
Então, que tal? Já tens inspiração? De que peça gostaste mais?
Sim, porque o principalmente objectivo deste ensaio, um pouco mais visual, é inspirar-te - mais do que impulsionar o teu consumismo.
Consome com consciência, combinado?
Até para a semana!
Com amor,
Vera Lúcia



























