Sobre The Fashion Standup
Olá, chamo-me Vera Lúcia Mendes e sou obcecada por moda (não, não é um erro de tradução automática). Não me fascinam somente as peças de roupa, mas todo o sistema que serve de engrenagem à indústria.
Ser designer é solucionar problemas, no meu caso obviamente na área da moda. Apercebi-me que havia um espaço a preencher no discurso na moda: pesquisa refletida e profunda escrita em português sobre o nosso sistema de moda. Assim em abril de 2024, durante o processo de escrita da minha dissertação de mestrado sobre o papel da Associação ModaLisboa no sistema de moda português, apercebi-me realmente do trabalho incrível que é desenvolvido na moda portuguesa, que merece ser estudado e celebrado.
O meu percurso
Concluí a licenciatura e o mestrado em Design de Moda na FAUL (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa). Fui estudante de verão na Central Saint Martins em duas ocasiões distintas - primeiro ingressei num short course de design de moda em 2018, já em 2019 fui uma das alunas de "How to Start your Own Fashion Business". Em 2022, passei a ser também aluna de Sophia Amoruso através do Business Class.
Mas a génese da minha educação em moda está no ter testemunhado na primeira pessoa os momentos mais importantes da moda portuguesa desde 2011. Esse lugar na primeira fila a assistir à continuidade e desenvolvimento do nosso cluster de moda. Sendo o facto do qual mais me orgulho e que é catalisador de tudo o que aqui escrevo.
O que vais encontrar
O Fashion Standup não é a típica publicação de moda. É investigação de moda tornada acessível—análises profundas que não requerem cartão da biblioteca académica. Foco-me principalmente na moda portuguesa independente, com comentários mais amplos sobre o sistema da moda.
Design de moda aplicado à escrita, e empreendedorismo aplicado à narrativa. Não ando atrás de cliques nem tenho pressa em publicar para aproveitar a onda de momentos virais. Crio conteúdo ponderado e construído com cuidado.
Porque é que importa
Eis o problema que estou a resolver: a moda enquanto negócio, indústria e sistema não é principalmente escrita em português. Quando terminei a minha dissertação de mestrado, adorei o processo de investigação, mas senti-me frustrada ao perceber que poucas leriam.
O Fashion Standup é a minha resposta a essa questão. Escrevo tanto em português como em inglês, explorando a moda portuguesa e partilhando o que descubro pelo caminho, enquanto crio pontes entre conversas de moda locais e globais.
É aqui que a moda encontra a curiosidade intelectual, onde a moda portuguesa é dona dos holofotes, e onde a investigação se torna conversa. Bem-vindos a uma nova forma de desfrutar da Moda.
