Na semana em que o The Fashion Standup passa a estar integralmente no Substack, abordamos a história de amor crescente entre a plataforma e a Moda.
Não é primeira vez que a Moda se apaixona pela escrita em formatos longos e no digital, afinal foi assim que nasceu a blogoesfera e os bloggers. Mas o Substack não é uma blogoesfera 2.0. Então afinal o que é este projeto criado em 2017 em São Francisco? Quem são e o que fazem os Substackers de Moda? Esta semana vamos falar sobre tudo isto e muito mais para contarmos esta história de uma ponta à outra… Ou quase!
O Substack apresenta-se como "um novo motor económico para a cultura". Sendo descrito como plataforma editorial e não como rede social. No Fashion Journal cita tanto a própria startup como o co-fundador e CEO Chris Best para explicitar como este é um projeto diferenciador. Para Chris Best, o Substack não é uma única empresa de media, são milhares de empresas de media criadas por utilizadores de backgrounds diversos.
Também segundo o FJ, a empresa afirma que não é necessário ser-se viral na internet para se conseguir rentabilidade económica sendo Substacker. As subscrições pagas na ordem das centenas faz com que já dê para viver do projeto e na ordem dos milhares já torna o projeto lucrativo.
Ainda assim, já falamos disto neste espaço, a independência na Moda está longe de ser uma máquina de fazer dinheiro, então porquê?
Porque o Substack dá espaço aos nerds da Moda, da mesma forma que dá voz aos fashion shoppers, aos colecionadores de vintage, resellers e afins.
No Substack tanto cabe um texto próximo de um paper académico sobre o draping no trabalho de Madeleine Vionnet como um texto íntimo e emotivo dos significados presentes num look do dia ou para determinada ocasião. Todos têm espaço, todos aparecerão à frente dos leitores que também podem ser escritores. Numa visibilidade sem prazo de validade…
Aqui não existem dois feeds parecidos e muito menos dois sites similares. As influências podem vir de todo o lado, as inspirações vêm como o respeito e admiração pela imprensa propriamente dita a media tradicionais - de nicho a distribuição mais massiva. Desde Vogue, Elle, Marie Claire, Harper's Bazaar a System, Wallet de Elise by Olsen. Fashion Theory de Valerie Steel, Perfect Magazine…
Quem são os Substackers de Moda? Aqui esta vossa nerd de serviço, como sabem é designer de Moda totalmente dedicada ao The Fashion Standup e ainda que existam outros designers de Moda, neste universo das newsletters, somos uma minoria - acusem-se para nos conectarmos!
Por entre esta comunidade de apaixonados por Moda encontram-se desde jornalistas de Moda a ex-administrativas da área da saúde, que decidiram seguir a verdadeira paixão passando por historiadores de arte ou diretores artísticos.
Também há quem já estando na área da Moda tenha migrado para o lugar com logo de marca página branco em fundo cor de laranja. Nomes e marcas como:
- ;
- ;
- - foi ecommerce writer de Moda e Beleza na InStyle até fundar a sua newsletter Magasin;
- - directora da PhotoVogue Global e do Festival PhotoVogue e, autora da newsletter Alessia’s Updates;
- - fundadora de Man Repeller e autora da newsletter The Cereal Aisle;
- - Contributing Editor na Vogue Business e autora da newsletter amy_coded;
Nara Smith - modelo e sensação das redes sociais com os seus videos emblemáticos que cruzam Alta Costura e Gastronomia e, autora de
;- - Jornalista de Moda e Cultura, autora bestseller do The New York Times com os livros ANNA: The Biography e From the Back Row: An Outsider’s View from Inside the Fashion Industry e autora da newsletter Back Row;
- - Critica de Moda, pioneira nos media digitais de Moda e autora da newsletter DP’s Substack;
- - freelancer para publicações como The New York Times, T magazine, The Wall Street Journal, Vogue, GQ, Harper’s Bazaar, Elle, Town & Country, entre outras, antiga Senior Fashion Writer da The Cut da New York Magazine e, autora da newsletter Shop Rat.
Apesar de ser obcecada por Moda sigo outras newsletters que admiro, não directamente relacionadas com a área da Moda, mas escritas por por personalidades de relevo como são
ou .Muitos desconhecem ainda a plataforma, mas muito defendem o potencial deste novo fenómeno, a palavra Substacker já teve lugar no The Washington Post. É ainda destacado na Vogue Business, The Business of Fashion ou WWD. Em 2021, o Women's Wear Daily:
"A Professora Liz Fuerst do departamento de jornalismo e estudos mediáticos da Universidade de Rutgers considera que pode valer a pena tentar — independentemente do tipo de escrita sobre moda.
'Se os escritores de moda não estão a aderir em massa a publicações online como o Substack, talvez devessem fazê-lo. O Substack atrai audiências sofisticadas e segmentadas para textos que de outra forma poderiam passar despercebidos', afirmou. 'Porque não aderir e escrever para audiências que adoram moda e que parecem não conseguir encontrar uma saída para a sua paixão nos meios tradicionais e nas redes sociais? Os jornalistas de revistas e jornais vivem hoje vidas tão precárias, nunca sabendo quando as suas publicações vão fechar ou se podem ser dispensados quando as publicações se reestruturam. O Substack oferece um refúgio seguro para estes escritores. Também para os escritores de moda.'"
Se o feed das notes invés dos posts tem it girls? Claro que sim - Pamela Anderson e Ella Emoff.
Ainda que muitos digam mais tarde ou mais cedo, Substack estará repleto de anúncios ou vendido à Meta, eu acredito que manterão a visão e a missão que os distingue e diferencia, não porque seja fácil. Mas porque me permite ser criativa, trabalhar de forma independente. E ser transparente, uma vez que estando aqui neste formato já sabem que a monetização é uma possibilidade em aberto, da forma mais direta e descomplicada.
O Substack e a Moda tem um romance quase tão bonito e sincero como o de Pamela Anderson e Liam Neeson. Prova disso foi o jantar organizado durante a Paris Fashion Week pelo próprio Substack. O evento decorreu durante a edição Spring/Summer 2025. A que acresce o evento com organização com a Copenhagen Fashion Week que decorrerá no próximo dia 7 no formato masterclass - Substack 101: Join The Future of Fashion Storytelling.
Falando no Substack como leitora, ler estas palavras de Alessia Glaviano, hoje de manhã inspirou-me muito:
"O futuro da moda e da edição não passará por escolher entre velhas hierarquias e o caos da crítica democratizada—passará pela fusão. As grandes mentes de hoje são aquelas que combinam conhecimento cultural profundo com fluência tecnológica, inclusividade e consciência ética do mundo que retratam, ao mesmo tempo que captam a atenção de milhões. É por isso que mantenho a esperança. Vejo uma geração de criativos que são simultaneamente intrépidos e ponderados."
E tu qual é a tua história com o Substack?
Falamos nos comentários…
Até breve!
Com amor,
Vera Lúcia
*tradução livre
Visuals
Os visuals deste ensaio são inspirados na estrutura do programa Plot Workspace for Creatives e do formato próprio feed da app desta plataforma cultura. A curadoria das imagens pretende demonstrar como as minhas preferências modelam o conteúdo inspirador que aqui consumo.
Imagem de capa
Colagem feita pela autora. Créditos das imagens, da esquerda para a direita e de cima para baixo: 1,2,3,4,5, 6, 7,8, 9, 10, 11, 12, 13,14,15, 16, 17, 18.
Visual 1
Colagem feita pela autora. Imagem publicada no artigo mais recente da newsletter de
. Logos/ícones das seguintes newsletters: , , Art Direction, , , , , , mustbemargiela’s mind, , , , , Alessia’s Updates, The Cereal Aisle, amy_coded, , , , Shop Rat, , LAID OFF, Letters from an American, , .Visual 2
Colagem feita pela autora. Manchetes de artigos que li recentemente.
Visual 3
Colagem feita pela autora. Note de
. Note de .Visual 4
Colagem feita pela autora. Paleta de cores do background de diversas newsletters.
Visual 5
Colagem feita pela autora. Imagem promocional do evento “Substack 101: Join The Future of Fashion Storytelling”. Fotografia do jantar organizado pelo Substack durante a Paris Fashion Week (Setembro/Outubro 2024,
).