As pistas andavam por aí, não andavam? Temos de falar de Pamela Anderson no The Fashion Standup.
Mas não é o que estás a pensar - não vou fazer um ensaio de evolução de estilo, sobre a sua história com a maquilhagem, a história do seu cabelo - que tem uma história individual… E se esperam um roteiro da vida amorosa ou qualquer coisa similar, não estás no sítio certo.
E não vou pedir desculpa por isso. Não vou pedir desculpa por não falar dos anos 90, se nasci a 12 de Novembro de 1999 (sim, escolhi colocar numa das colagens uma polaroid tirado no dia do meu 25º aniversário). Não vou falar de uma série que não vi e que não tenciono ver. E, acima de tudo, não vou contribuir para o "pôr de sal na ferida" relativamente a alguém que admiro… E, ainda que, seja pouco provável que venha a ler este ensaio, está presente nesta comunidade digital que é o Substack.
Portanto, eis o que trata este artigo: é o uma amálgama, à semelhança de "Isto não é um artigo!" ou de "Pensamentos alinhavados". Vamos pegar num dos ingredientes essenciais à Moda - a resiliência; na própria Moda (claro!) e; no recomeço, renascimento de Pamela e criar uma lista de notes to self, mas que são para todos nós.
Não vamos falar de Pamela Anderson, estrela do Marés Vivas!
Vamos falar de Pamela Anderson, a magnifica protagonista de The Last Showgirl.
Nota 1
A Moda como linguagem na teoria é o envio e o receber de mensagem. Mas uma mega interferência nestas linhas - os significados atribuídos por quem recebe a mensagem não coincidem com a intenção de quem se veste. No caso de Pamela, os significados atribuídos, no mundo de homens em que vivemos, sempre foram na ordem do ser - de forma definitiva, do que és para toda a vida e não do estar - um estado de espírito passageiro. Sabemos que a Moda passa, mas não admitimos que hoje somos algo que amanhã será distinto. Mas não menos autêntico.
No meio de tal confusão, criamos padrões sociais que associam o corpo à vista ou sem estar vestido a sexualidade. E, consequentemente, uma mulher de poder, leia-se poder político, tem de se tapar - não mostres as pernas, não uses decotes proeminentes… Basta pensarmos no estilo popularizado pela Rainha Isabel II, Margaret Thatcher ou Hillary Clinton.
Nota 2
A Moda como forma de expressão, também é, frequentemente, como dizia o saudoso fotografo Bill Cunningham, a Moda é armadura para o dia a dia. Maravilhoso, não é?
Há ainda um ditado português que diz que o hábito faz o monge, a explicação mais simples da enclothed cognition, efetivamente o nosso comportamento, estado psicológico e emocional conforme o look que envergamos.
Em entrevistas recentes, Pamela afirmou que ao longo da sua vida e das fases da mesma, foi criando diferentes personagens através da Moda e dos seus looks. Neste seu recomeço de carreira, a actriz que dá vida a Beth em The Naked Gun - onde para a polícia (2025), diz que agora que conscientemente se veste para si própria diverte-se mais com a Moda. Construindo, uma relação de amor próprio com base na aceitação e no sentido de humor.
Nota 3
A Moda sempre teve as costas largas relativamente aos defeitos que tem como industria. Mas para lá, de ser a sociedade que sexualiza de forma tóxica o corpo feminino e não da Moda, por vezes a Moda consegue julgar menos do que a sociedade no seu todo, ou até que as industrias do Cinema, da Televisão ou do Entretenimento.
Queres um exemplo?
Em Fevereiro de 2011, o mundo da Moda explodia com o episódio muitíssimo infeliz e incorrecto de John Galliano num bar em Paris. Aquela noite prolongou-se para o designer, que aprendeu com os seus erros e que renasceu. Voltou aos holofotes da passerelle como director criativo da Maison Margiela em Janeiro de 2015, depois de ter sido consultor de Oscar de la Renta em 2013.
O que pretendo dizer com este exemplo? Como se relaciona com Pamela?
Admirando o caminho de John Galliano após o seu erro mais difundido, a ação foi sua num espaço público. Já o evento que levara ao declínio do primeiro capítulo da carreira de Anderson advém do espaço privado que deveria ter permanecido privado, não tendo tido a própria qualquer agência da divulgação de tal conteúdo. Ou seja, sendo que a ação condenável não foi sua teve consequências para si. Durante as décadas de 2000 e 2010, participara de filmes e séries como a própria, parte do elenco secundário ou com personagens sem nome próprio…
Nota 4
Durante todo esse tempo teve como amiga uma pessoa que sempre a viu como realmente era. Dupla icónica, assim eram Pamela Anderson e Vivienne Westwood - rebeldes, punks, resilientes e corajosas. Partilhando ideias, momentos e ativismo.
Nota 5
A it girl das mais recentes fashion weeks tem 58 anos e um sorriso rasgado sem maquilhagem e é mais deslumbrante do que alguma vez fora. Se nos anos 90, o seu estilo próprio fruto de sagacidade acidental, não era considerado "cool ou fashion" como a Pamela dissera em entrevista a Elizabeth Day (2025), é inegável que actualmente estamos perante uma fashion insider.
Por entre as provas disto mesmo destacam-se:
a sua estreia no MET Gala em 2024;
a sua relação com diversas marcas e designers de diversas gerações, nos últimos anos, como com Simón Porte Jacquemus, com a dupla Proenza Schouler ou Marc Jacobs;
a presença em primeiras filas de desfiles da Paris Fashion Week, em conversa com Anna Wintour, à Copenhagen Fashion Week, ajudando a promover o trabalho de jovens designers independentes;
as capas de publicações como Highsnobiety (SS 2024); Perfect (Fevereiro 2024); CR Fashion Book (Março de 2024) ou Harper's Bazaar (Junho de 2025).
Nota 6
Pele despida e batom vermelho sempre foi a maquilhagem de eleição. Eu tentei usar os variadíssimos produtos de maquilhagem que fui comprando ao longo dos anos, desde que comecei a colecionar tons de batons, todos vermelhos, por volta dos 15 anos… Nunca a base, o primer, o countouring, as sombras, os pós compactos ou os cancelars foram devidamente utilizados.
Porquê? Porque perco facilmente a paciência, os videos tutoriais são gigantes e a sua aplicação cansativa… E com glam total não me sinto eu e tenho de estar sempre a lembrar-me de não tocar na cara.
Dedicando-me à Moda, as redes sociais e os conteúdos que fui consumindo faziam-me sentir que era algo que me faltava…
No entanto, Pamela veio provar, tanto em looks de front row ou de red carpet, que a Moda e a Beleza são industrias separadas. E dentro da industria da Beleza há que pensar no que pretendemos dar prioridade - maquilhagem ou skincare?
Já era tempo que alguém o fizesse.
Nota 7
Em Moda como estudantes queremos ter sucesso ontem, sentir-nos realizados com uma única actividade.
Mas a verdade é que não existe um cronograma para a carreira de ninguém, seja em que área for.
Também não é um pré - requisito a um adulto funcional voar do ninho, uma vez a relação entre pais e filhos é uma troca de sinergias. Por exemplo, da mesma forma, como já te tinha contado, a minha mão costuma rever os meus textos, no caso de Pamela (tal como disse ao CR Fashion Book) é um dos seus filhos que faz essa revisão para o seu Substack.
Estando no momento mais brilhante da sua carreira, não vive em Los Angeles, a sua base é sua quinta na pequena cidade Ladysmith. Na passada sexta-feira, a newsletter "You don't need to live in a fashion capital to run a successful brand" da 1 Granary corrobora que também na Moda é possível encontrar equilíbrio e sucesso, estando geograficamente deslocalizado.
Nota 8
Como tem dito em várias ocasiões, o seu percurso ensinou-a que há que pensar de forma independente, sem as ideias dos outros - mas temos de as conhecer para criarmos as nossas. Assim como o estilo deve ser uma forma de nos apresentarmos ao mundo da forma performativa que seja mais nossa, de cada um. Como é que isto não seriam duas das maiores lições a aplicar à Moda?
Nota 9
Não tens de esperar que alguém te diga aquilo que és.
Por exemplo, há muito pudor apesar de existirem muitos livros escritos de atribuir o título de escritor ou escritora a alguém. William Shakespeare e Jane Austen são escritores. Este preconceito é errado, a escrita é uma actividade quotidiana como é a cozinha, o desenho ou o vestirmo-nos (já a aplicação do design não se enquadra aqui, há que dizer). Já Pamela coloca esta questão muito clara: é escritora - sempre o fez, sempre praticou a escrita. Tal como a nível pessoa somos repletos de camadas, também o podemos ser a nível profissional sem mudar o âmago.
Nota 10
Independente dos olhares e opiniões dos outros, a mulher do momento ensinou por exemplo três grandes lições de vida que todas devemos ter presentes:
vais fazendo as pazes com o teu corpo e vais amando o teu corpo ao longo do tempo, em diferentes momentos, sendo um trabalho contínuo;
conhece os teus limites e não tenhas medo nem vergonhosa de sair de relações tóxicas ou abusivas;
a felicidade também é uma escolha.
Que notas acrescentarias a este ensaio? O que mais te tem inspirado neste recomeço de Pam?
Até para a semana!
Com amor,
Vera Lúcia
Imagens
(1)
“Preparação Para O MET Gala.” @pamelaanderson | Instagram , Fotografia instânea, Maio 2025.
“Durante a Paris Fashion Week .” @pamelaanderson | Instagram, Fotografias Instâneas, Jan. 2025.
Lindholm, Robert. Em Editorial Para a Revista Highsnobiety - SS 24. 2024.
Ethridge, Roe. “Com Macacão the Attico, Sapatos Schiaparelli E Jóias Pandora Para O CR Fashion Book.” Website CR, 2024.
Lindholm, Robert. Em Editorial Para a Revista Highsnobiety - SS 24. 2024.
Getty Images . Com Vestido Rodarte Na Estreia Do Filme “the Naked Gun” Em Londres. 2025.
Getty Images . Com Vestido Danielle Frankel Na Estreia Do Filme “the Naked Gun” Em Berlim. 2025.
Cooper, Felix. “Como Capa Da The Perfect Magazine.” @theperfectmagazine | Instagram, Fev. 2024.
Giorgadze, Davit. Campanha SS 24 Da Proenza Schouler. 2024.
Cooper, Felix. “Em editorial para The Perfect Magazine.” @felix_cooper | Instagram, Fev. 2024.
(2)
Powell, Paige. “Em Editorial Para a Architectural Digest.” @pamelaanderson| Instagram, 2025.
“Durante a Copenhagen Fashion Week.” Instagram, Aug. 2025.
“Com Vestido Thom Browne Na Estreia Do Filme ‘the Naked Gun’ Em Nova Iorque.” @pamelaanderson | Instagram, 2025.
Getty Images. “Com Look Ferragamo Durante a Press Tour Do Filme ‘Th Naked Gun.’” Website Vogue Australia , 2025.
Wireimage. “Com Vestido Elie Saab Na Estreia Do Filme ‘The Last Showgirl’ No Festival de Cinema de Cinema de San Sebastian.” Website WWD, 2024.
(3)
White, Ryan. “Pamela, a Love Story.” Netflix, Fotograma, 2023.
Teller, Juergen. “Com Vivienne Westwood E Andreas Kronthaler .” @Pamelaanderson | Instagram.
Teller, Juergen. “Com Vivienne Westwood Na Campanha de Spring/Summer 2009 Da VW.” Flickr, 2009.
White, Ryan. “Pamela, a Love Story.” Netflix, Fotograma, 2023.
“Na Primeira Fila Do Desfile de Vivienne Westwood by Andreas Kronthaler.” @thewestwoodarchives | Instagram, Sept. 2023.
(4)
Hanson, Pamela. “Em Editorial Para a Harper’s Bazaar UK.” @pamelaanderson | Instagram, Jun. 2025.
Getty Images , & Jon Kopalof. Na Estreia de “Pamela, a Love Story.” Jan. 2023.
Getty Images , & Bruce Glikas. “Após a Sua Estreia Na Broadway, No Musical Chicago No Papel Principal de Roxie.” Metro.uk, Abr. 2023.
Coppola, Gia. Como Shelly No Filme “The Last Showgirl.” fotograma, 2024.
Schaffer, Akiva Schaffer. Como Beth Davenport No Filme “The Naked Gun.” fotograma, 2025.
(5)
Getty Images, & Stephane Cardinale. Como Convidada Do Desfile Da Christian Dior Haute Couture Spring 2025. Jan. 2025
CG. “Como Convidada Do Desfile de the Row.” Website Daily Mail, Sept. 2023.
Getty Images, & Davide Lamazzi. “Com Anna Wntour Na Primeira Do Desfile Da Jacquemus Na Paris Fashion Week - Menswear Fall/Winter 2025/2026.” Fotograma, 26 Jan. 2025.
“MET Gala - ”Superfine: Tailoring Black Style.” @pamelaanderson | Instagram, Maio 2025.
(6)
“Preparação Para O MET Gala.” @pamelaanderson | Instagram, Maio 2025.
“Visita a Criterion Collection.” @criterioncollection | Instagram, 12 Nov. 2024.
“Colheita Da Horta Jardim de Pamela ” @pamelaanderson | Instagram, 2023.
“Jardim de Pamela .” @pamelaanderson | Instagram, 2025.
“Fotografia Partilhada Por Pamela Como Note de Substack.” Substack, 2025.
Texto excelente! A amizade a Pamela com a Vivienne é tudo pra mim. Adoro ver como elas influenciavam uma a outra, mesmo cada uma tendo sua própria identidade