Copenhagen Fashion Week: Mensagens de Voz
Enquanto abria o computador para escrever este ensaio, lembrei-me que este é a terceira newsletter seguida a ser publicada ao domingo. Não deixa de ser estranho, porque quando era criança o domingo era o dia da semana que eu menos gostava, a perspetiva da segunda-feira era super inquietante para mim.
A razão primordial era eu não gostar da escola, depois cheguei à minha própria conclusão de que para estudar Design de Moda, tinha de ser esperta e inteligente, não tive outro remédio senão gostar da escola. Da inquietude de não querer ir à escola, a segunda-feira passou a ser a ansiedade eufórica da faculdade e de fazer o que sempre quis fazer.
Agora, vivo o agora, vivo cada domingo, numa adrenalina energizante de acabar de escrever o texto e publicá-lo antes da primeira da segunda-feira que se aproxima — afinal foi isso que te prometi.
E, sim, se estás a questionar-te se eu efetivamente escrevo o ensaio no mesmo dia que o publico, a resposta é sim. Porquê? Porque pesquiso desenfreadamente e escrevo as minhas ideias à mão freneticamente…
Talvez quando viste a colagem de capa pensaste que ia fazer uma análise crítica da semana de Moda de Copenhaga no seu todo… Mas reparaste nos headphones? Esta semana vamos falar do podcast da Copenhagen Fashion Week. O registo áudio das conversas e conferências que a organização impulsiona.
Pequenas conversas, ideias grandes | Quem deu voz aos temas
Aqui iremos focar-nos nas "Small talks, big conversations" — formato homólogo das Fast Talks da Lisboa Fashion Week, da edição Spring/Summer 2026. Pena que, nestes episódios de podcast, não tenha sido incluída a masterclass "Substack 101: Join the Future of Fashion Storytelling”.
Falaremos, através das lentes do The Fashion Standup de: "Fashion Pathways x The Soulfuls: Exploring Creative Careers"; "More Than a Garment – The Ripple Effect of Adaptive Fashion"; "Vogue Business x CPHFW: Size Inclusivity Report"; "Craft is Key: Can Traditions of the Past Solve Obstacles of the Future"; "Cultures of Fashion – Cross-pollination of Fashion, Art and Music".
Da conversa sobre carreiras criativas participaram Aram Ostadian-Binai, fundadora e CEO da plataforma catalisadora de talento e empreendedorismo no feminino — The Soulfuls; Jeanie Annan-Lewin, editora de Moda, colaboradora da Vogue Britânica; Navi Ahluwalia, editora da Navi Ahluwalia e; Noor-u-Nisa Khan, fotógrafa.
Já a responsável do departamento de Diversidade & Inclusão da Zalando — Kay Muwoki, a modelo e ativista — Lauren Wasser, a diretora de casting da Emma Matell Casting — a própria Emma Matell e a designer de vestuário da Adidas — Francesca Harvey falaram sobre a Moda Adaptativa e o Design Universal.
O estado da diversidade de tamanhos ou falta dela na Moda foi discutido por Lucy Maguire, editora sénior de tendências da Vogue Business; Christine Sofie, empreendedora e modelo — Studio Force Majeure; Clara Svane, CEO e fundadora da Swan Scouting Agency; Ulrikke Skotte-Lund, modelo da Scoop Models e; Abisola Omole, escritora e diretora criativa.
A partilha de perspetivas sobre a relação da Moda com o Artesanato ficou a cargo de: Emily Chan — editora sénior de sustentabilidade e editora executiva em funções da Vogue Britânica; Indré Rockefeller — fundadora de The Circularity Project; Nana Sacko — profissional experiente na área e fundadora de Sacko e; Oriole Cullen — curadora sénior de Moda e Têxteis de Victoria and Albert Museum.
A última pequena grande conversa, sobre colaborações interdisciplinares, foi pela voz de: Ane Lynge-Jorlé, diretora da ALPHA; Chris Pedersen, apresentador de rádio na 'Popsmart' DR; Silas Adle, diretor criativo de other circle e; Sofie Winthe, designer e artista na Puer Parasitus.
Reflexões em destaque
Se te contasse tudo o que se pode ouvir, podias pedir à AI uma transcrição, este deixava de ser um espaço de curadoria, ou eu podia só escrever um mail com a frase: "Ouve o podcast da Copenhagen Fashion Week." Mas são quase cinco horas e tu não tens tempo para isso. Mas tens entre cinco a dez minutos para ler isto. E apesar de esta não ser uma crítica comum, trago-te colagens que deem mais informações sobre a mais recente edição da CPHFW.
Devo destacar dois episódios que me marcaram durante esta pesquisa — um contado e outro que efetivamente testemunhei.
O primeiro foi-nos contado por Annan-Lewin, que encontrara em Isabella Blow uma mentora e que esta lhe dissera que Jeanie era demasiado inteligente para trabalhar em Moda. Opinião essa que me surpreendeu, pois acredito serem necessárias boas doses de inteligência para se poderem desenvolver bons corpos de trabalho na nossa área… E, nunca pensei discordar de um ícone como Isabella Blow.
Talvez, o ressaltar deste momento possa ser um pouco exagerado da minha parte, mas o que é certo é que aconteceu e que deu uma certa comichão e, portanto, há que partilhar. Durante a conversa sobre colaborações artísticas chegou-se a falar do trabalho do Tom Ford na Gucci. Mas quando a ideia era mencionar uma designer que sempre fez colaborações com artistas de forma genuína e que dá devido crédito aos mesmos — o seu nome não foi dito. A intenção não é culpar alguém ou hiperbolizar um momento isolado…
No entanto, não deixa de ser estranho que, com várias oradoras e uma plateia presente, ninguém tenha conseguido colmatar um lapso de memória, uma branca. E que Maria Grazia Chiuri tenha ficado sem nome — como a designer de Moda feminina que fora há pouco despedida e que criara as t-shirts "we should all be feminists”.
Catalisar a representatividade e a inclusão
As discussões sobre a Moda adaptada e a Moda em tamanho médio e plus size tiveram vários pontos comuns. Mas a grande razão para a inclusão — eu prefiro a palavra inclusividade, apesar de ser menos usada porque implica mais atividade e ação na direção da mudança — não é empatia, os valores éticos que devemos praticar como sociedade…
Há sempre algo que fala mais alto, o dinheiro, a oportunidade de negócio: as pessoas plus size e as pessoas com deficiência têm poder de compra e apreciam o exercício de auto-expressão, através da Moda.
Da minha experiência como pessoa com deficiência física, e tal como foi dito na referida discussão, o design inclusivo tem imenso potencial para ser Design Universal — longe de ser o design que exclui. Porque, afinal, quem é que não desfruta de umas molas de pressão estrategicamente colocadas numa peça de roupa gira; de um cursor de zipper grande; ou de uns ténis esteticamente apelativos que fechem com velcro e que te serviam?
Tanto em termos de tamanho como de deficiência, ou até de idade, foi destacada a necessidade de os media mainstream de Moda deixarem de "segregar" estas características em edições especiais e incluir verdadeiramente. Uma vez que, muitas vezes, ditos media repetem capas e destaques dados a figuras públicas, que na verdade não representam assim tanto público. Foi dito que duvidam que existam assim tantas pessoas que desejem ser a Kim Kardashian.
Verdade, Autenticidade, Honestidade e Tempo: O Léxico do futuro da Moda
As palavras principais do léxico coletivo daquilo que é nosso tema esta semana são verdade, autenticidade, honestidade e tempo.
Verdade para se promoverem crafts quando de facto se trata de artesanato e, não de algo que aparente ser artesanato.
A honestidade para que o storytelling que as marcas de Luxo contam esteja alinhado com a verdade. Para que não se repitam escândalos como o da Loro Piana. E para que tais marcas não tentem iludir a sua audiência relativamente ao plus size, oferecendo às modelos as peças que usaram no desfile, dado que não tencionam colocar tais tamanhos em showroom. E se designers independentes criam samples numa variedade de tamanhos, provam que o investimento monetário é exequível.
Autenticidade na autocrítica do próprio trabalho, para criar verdadeiras sinergias criativas e saberes, não só para fazer parte de uma tendência e procurar faturar com isso de forma oca, sem mensagem ou significado.
E, por fim, o Tempo que leva a que uma carreira se desenvolva e dê voltas e reviravoltas… Para se lidar com o tempo precisamos de ter a característica, para mim mais irritante do mundo — paciência!
Conversas e Formatos
Devo destacar que uma diferença importante entre as "Small Talks, Big Conversations" e as "Fast Talks" — o formato de difusão. As "Fast Talks" são transmitidas em vídeo online em direto, ficando pouco depois disponíveis também. Talvez havendo também o elemento visual nesta componente da CPHFW, houvesse uma maior clareza para quem não esteve presente.
A introdução de mais de cem palavras que escrevi não foi em vão, nem só para introduzir a estória da Isabella Blow, tem encapsuladas questões que se espalharão pelo ensaio da próxima semana. O viver no agora e o aprender com o cruzamento interdisciplinar, mas também com o cruzamento interpessoal e intergeracional. Muito enigmático? As pistas estão espalhadas por todo lado, mas bem visíveis é só olhar e ver.
Até para a semana!
Com amor,
Vera Lúcia
P.s. Em Moda só se vive no agora no máximo três minutos de cada vez, até começares a pensar na próxima semana de Moda, no meu caso a Lisboa Fashion Week (de 1 a 5 de outubro).
Nota: gosto, por estilo de escrita próprio, de usar o travessão como sinal de pontuação.
Imagens
Collages by Vera Lúcia
(1)
Matyu, Tonya. “Copenhagen Fashion Week Photography Bus SS26.” Copenhagen Fashion Week (Instagram), 2025.
Instax. “Instax Mini 41 Launching Campaign at CPHFW.” Instagram , Details, 2025.
(2)
Matyu, Tonya. “Small Talk - Big Conversations: Fashion Pathways X the Soulfuls: Exploring Creative Careers.” Copenhagen Fashion Week (Instagram), 2025.
Matyu, Tonya. “Small Talk - Big Conversations: More than a Garment – the Ripple Effect of Adaptive Fashion.” Copenhagen Fashion Week (Instagram), 2025.
Matyu, Tonya.“Small Talk - Big Conversations: Vogue Business X CPHFW: Size Inclusivity Report.” Copenhagen Fashion Week (Instagram), 2025.
Matyu, Tonya. “Small Talk - Big Conversations: Craft Is Key: Can Traditions of the Past Solve Obstacles of the Future.” Copenhagen Fashion Week (Instagram), 2025.
Matyu, Tonya. “Small Talk - Big Conversations: Cultures of Fashion – Cross-Pollination of Fashion, Art and Music.” Copenhagen Fashion Week (Instagram), 2025.
(3)
@instaxdanmark, and @cphfw. “Instant Photos of Copenhagen Fashion Week Spring/Summer 2026.” Instagram, 2025.
(4)
Cochrane, James. “Anne Sofie Madsen - SS 26.” Copenhagen Fashion Week Website, 2025.
Cochrane, James.“Freya Dalsjø - SS 26.” Copenhagen Fashion Week Website, 2025.
Cochrane, James.“The Garment- SS 26.” Copenhagen Fashion Week Website, 2025.
Cochrane, James. “Iamisigo- SS 26.” Copenhagen Fashion Week Website, 2025.
Cochrane, James. “Marimekko - SS 26.” Copenhagen Fashion Week Website, 2025.
Cochrane, James. “MKDT Studio- SS 26.” Copenhagen Fashion Week Website, 2025.
Cochrane, James. “Forza Collective - SS 26.” Copenhagen Fashion Week Website, 2025.
Cochrane, James. “Skall Studio- SS 26.” Copenhagen Fashion Week Website, 2025.
Cochrane, James.“Nicklas Skovgaard- SS 26.” Copenhagen Fashion Week Website, 2025.
Cochrane, James.“Caro Editions-SS 26.” Copenhagen Fashion Week Website, 2025.
Cochrane, James. “Baum Und Pferdgarten- SS 26.” Copenhagen Fashion Week Website, 2025.
Cochrane, James. “Alis- SS 26.” Copenhagen Fashion Week Website, 2025.
(5)
Kulikauskiene, Raimonda. “Copenhagen Fashion Week SS 26 Street Style.” Elle Website, 2025.
Khan, Noorunisa. “Copenhagen Fashion Week SS 26 Street Style.” Vogue Scandinavia Website, 2025.
Acielle/ StyleDuMonde. “Copenhagen Fashion Week SS 26 Street Style.” Vogue Website, 2025.
Launchmetrics.com/spotlight. “A Model Staging a Protest at the Marimekko Spring/Summer 2026 Show.” Vogue Scandinavia Website, 2025.
Acielle/ StyleDuMonde.“Copenhagen Fashion Week SS 26 Street Style.” Vogue Website, 2025.
Edward Berthelot/Getty Images. “Copenhagen Fashion Week SS 26 Street Style.” Glamour UK Website, 2025.
Acielle/ StyleDuMonde.“Copenhagen Fashion Week SS 26 Street Style.” Vogue Website, 2025.
Rahmani, Emma. “Copenhagen Fashion Week SS 26 Street Style.” Refinery 29, 2025.
Acielle/ StyleDuMonde.“Copenhagen Fashion Week SS 26 Street Style.” Vogue Website, 2025.
@noorunisa. “Alana Hadid Wearing a Keffiyeh Print Dress by MAILLIW at Copenhagen Fashion Week .” Vogue Arabia Website, 2025.
Acielle/ StyleDuMonde.“Copenhagen Fashion Week SS 26 Street Style.” Vogue Website, 2025.
IMAXTREE & NOOR-U-NISA KHAN. “Copenhagen Fashion Week SS 26 Street Style.” Harper’s Bazaar Website, 2025.
(6)
Matyu, Tonya. “Copenhagen Fashion Week SS 26 Opening Dinner in Collaboration with Bang & Olufsen.” CPHFW/Instagram, 2025.
Whittle, Ali. “Talk ‘Substack 101: Join the Future of Fashion Storytelling’ at Copenhagen Fashion Week.” Substack, edited by Farrah Storr, 2025.
Njoh , Melanie. “1664 Danmark Kiosk Pop up at Copenhagen Fashion Week.” CPHFW/Instagram, 2025.
Jaster, Marie. “I Am Not so Playful in My Style Anymore but I Love to Incorporate Some Fun Details for CPHFW #Cphfw Wearing Stella Nova, Arket and G.H.Bass.” Substack, 2025.
Saundry, Oliver. “1664 Danmark & OpéraSPORT Presentation during Copenhagen Fashion Week.” CPHFW/Instagram, 2025.
Matyu, Tonya.“CPHFW NEWTALENT Showroom during Copenhagen Fashion Week.” CPHFW/Instagram, 2025.
Preisz, Nicolai. “66°North Presentation at Copenhagen Fashion Week.” CPHFW/Instagram, Video Frame, 2025.
Preisz, Nicolai. “RAVE RVW Runway Show at Copenhagen Fashion Week.” CPHFW/Instagram, Video Frame, 2025.
Jaster, Marie. “This Made My Whole (Copenhagen Fashion) Week If (...) Love This Whole Community.” Substack, 2025.
Cochrane, James. “KAMO Presentation during Copenhagen Fashion Week.” CPHFW/Instagram, 2025.
Pandora. “Pandora Dinner during Copenhagen Fashion Week.” V Magazine Website, 2025.
Matyu, Tonya. “Copenhagen Fashion Week Opening Reception Venue.” CPHFW/Instagram, 2025.
Her Edition. “Copenhagen Fashion Week.” Substack, 2025.
O’Sullivan, Megan. “Favorite Looks from (...) at Cphfw Ss26.” Substack, 2025.
Storr, Farrah. “Fashion Looks Better on Substack. Fact. So We Went to Copenhagen Fashion Week to Tell Everyone.” Substack, 2025.
O’Sullivan, Megan. “10/10 Would Wear. From the Garment SS26 In.” Substack, 2025.
Pandora. “Pamela Anderson, Brand Global Ambassador and Host at the Pandora Dinner during Copenhagen Fashion Week.” V Magazine Website, 2025.